Tocando Agora: ...

TV e Rádio X INTERNET

Publicada em: 02/09/2024 13:35 - Personalidades

Então, o pau ta comendo nas campanhas eleitorais Brasil afora. Em SP, capital, ainda mais...

O famigerado Pablo Marçal tem dado dor de cabeça pra todos os outros  com uma campanha que surgiu do nada e o colocou entre os mais cotados para ganhar as eleições. Aposta forte da internet, de onde surgiu e fez sua fortuna, Marçal tem pela frente o horário gratuito de propaganda no rádio e na TV onde será testado e veremos quem pode mais, se a TV e o rádio ou a internet e suas redes sociais.

Explico: seu partido, PRTB, do conhecido Levi Fidelix, aquele do aerotrem, não tem representantes na Câmara dos Deputados. Segundo a legislação eleitoral, os espaços na rádio e na televisão só podem ser ocupados por siglas que tenham atingido a chamada cláusula de barreira. 

Assim para todos que trabalham com comunicação será um momento interessante de se observar a força que essas mídias tem frente a revolução nos meios que tem sido a internet.

A campanha do atual prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB), terá o maior tempo no horário eleitoral: 6 minutos e 30 segundos. Na prática, mais da metade dos 10 minutos diários do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV ficarão com o emedebista.

 

A chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) é a que terá o segundo maior tempo: 2 minutos e 22 segundos.

Quanto a Marçal, para que se possa ter uma idéia da extensão de seguidores ao candidato, ele tem 12,7 milhões de seguidores no Instagram, número seis vezes superior ao de Boulos, que tem 2,2 milhões de seguidores na mesma rede. Assim, mais que um embate eleitoral estamos diante de um embate entre o passado e a atualidade, não que radio e TV sejam coisas de outro tempo, porém são mais tradicionais e ditavam as regras que transpareciam nas pesquisas de intenção de voto.

Nesse e3mbate, é bom que se diga, sempre que um novo meio de comunicação surgia era palavra corrente que derrubaria o anterior que fatalmente teria seus dias contados. Foi assim com a mídia impressa, com surgimento do rádio, com o próprio rádio, com o surgimento da televisão e, mais recentemente com a internet. No entanto o que vimos foi uma interação de todos esses veículos que hoje se entrelaçam para formar modelos midiáticos multimídia. Rádios web, como nós, têm plataformas de noticias como essa que vos informa, e interagem com vídeos e transmissões ao vivo.

Agora, como a Cláusula de Barreira impõem a um candidato restrição a esse modelo multi resta a ele apenas a internet, o que nos coloca diante de quem pode mais, a TV e o rádio, ou as redes sociais e seus aplicativos...

Bem, quem viver verá!

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