Política Internacional
O Debate estadunidense transmitido ontem pela rede CNN entre os postulantes á Presidência dos Estados Unidos Joe Biden e Donald Trump, mostrou um Joe Biden, atual ocupante da Casa Branca, fraco e combalido, talvez, pelo passar dos anos.
Já Donald Trump, foi o que se esperava, partiu pra cima de um Joe Biden confuso e vacilante e, sem duvida nenhuma, saiu vitoriosos do debate.
Fico pensando que em debates seja para qual cargo for, quem tem que sair vitorioso sempre são os eleitores, porque podem observar a quantas vão os que estão pedindo seu voto. Seja como for, ontem, na Georgia, Trump deu um baile em Biden.
Mas no que nos interessa um embate no país dos nosso primos americanos do norte, pois nós também somos americanos, do sul, mas ainda assim americanos. Pois bem, nos interessa e muito, pois a política dos primos interfere e muito na nossa própria política e mais nas decisões econômicas que são tomadas por aqui e ditam o nosso dia a dia. Assim uma possível vitória do Donald nas eleições de novembro, impacta diretamente as eleições que acontecerão por aqui em 2026, para a Presidência da Republica.
No caso da noite desta quinta-feira, 27 de junho, pode se dizer que o principal adversário de Joe Biden, foi o próprio Joe Biden, o que esta levando as lideranças Democratas daquele país a repensar se ele seria mesmo o indicado para peitar um Trump decidido, embora ainda não definido pelo seu partido, Republiucanos, a disputar e vencer as eleições que se aproximam por lá. Não vamos ficar aqui descrevendo o conteúdo do referido debate, pois que toda a mídia já o esta fazendo a exaustão, estamos apenas dando um panorama do que julgamos ser um momento na vida dos primos estadunidenses que muito tem a ver com a nossa casa.
Se o partido Democrata e o próprio presidente atual da “Terra da liberdade”, não rever suas posições, é certo que Donald Trump pode voltar a ocupar a casa Branca o ano que vem e ai, pra tira-lo de lá, só a fórceps...
