Com a vitória do tenista brasileiro João Fonseca, sobre o americano Jenson Brooksb o Tênis, esporte tido como de elite para alguns, volta a ocupar um lugar de destaque no ranking das modalidades esportivas no Brasil. A última vez que esteve em evidencia foi quando Guga estava entre os primeiros jogadores do mundo no esporte.
Com 18 anos e 326 dias de vida, João torna-se o mais jovem homem a avançar para a terceira rodada de Wimbledon desde o australiano Bernard Tomic (18 anos e 255 dias) em 2011.
Em São Paulo a Prefeitura promove o SP Open, no Parque Villa-Lobos, que é um torneio WTA 250. Ele acontecerá de 6 a 14 de setembro de 2025 e marca o retorno da capital paulista ao circuito feminino da WTA após 25 anos.
Também no mesmo Parque Villa Lobos já acontece há 20 anos o “Projeto Bola Dentro” que ensina jovens de todas as faixas sociais a arte do Tênis e já tem exportado jogadores, árbitros e outros profissionais que fazem parte do circuito para vários países.
É certo também que o Tênis está na base do processo de Coaching que tem mudado empresas e pessoas mundo afora. Um dos maiores nomes do processo é Timothy Gallwei. Em 1960, Gallwey era capitão do time de tênis da Universidade de Harvard . Na década de 1970, ele aprendeu técnicas de meditação que, segundo Gallwey, aumentaram seu poder de concentração de uma maneira que melhorou seu jogo.
Jogo interno
O "jogo interno" baseia-se em certos princípios nos quais um indivíduo utiliza observações imparciais de variáveis críticas, com o objetivo de ser preciso em relação a essas observações. Se as observações forem precisas, o corpo da pessoa se ajustará e corrigirá automaticamente para atingir o melhor desempenho. Gallwey foi um dos primeiros a demonstrar um método abrangente de coaching que poderia ser aplicado a diversas situações e se viu dando palestras com mais frequência para líderes empresariais nos EUA do que para esportistas.
Assim vemos a importância desse esporte que transcende as quadras e se aplica em todas as fases de nossas vidas.
Parabéns ao “Projeto Bola Dentro” e a seus idealizadores pelo beneficio que está trazendo a tantos jovens que, em outras circunstâncias, não teriam acesso as maravilhas promovidas pelo esporte na vida de tantos