(Na imagem, da esquerda para direita, Armando Barreto, Coordenador de Comunicação da Democracia Cristã, Constituinte José Maria Eymael, Presidente Nacional da Democracia Cristã, Deputado Estadual Jorge Caruso, Presidente Estadual em SP do MDB e Rubens Pavão, Coordenador de Marketing e membro da executiva da DC)
As articulações visando às eleições municipais do ano que vem estão em andamento. Nesse momento de pré-campanha as forças que se articulam são essencialmente ligadas às instituições partidárias. No Brasil de hoje temos, oficialmente, 31 partidos legalizados, porém com as fusões e incorporações por conta da Cláusula de Barreira, aquela que elenca uma série de diretrizes para que esses partidos possam ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e que,nas últimas eleições, tiraram vários deles do páreo, tipo existem de direito,mas não de fato, pois que oxigênio de toda e qualquer dessas instituição é o dinheiro para pagas as despesas, sendo assim 14 deles recebem, na atualidade, tais recursos. Mas ai veio a tal da Federação que é a junção de varias siglas com um objetivo único, eleger seus candidatos e ,unidas, recebem, cada uma parte do bolo. O ponto negativo e que os partidos que se federam, tem necessariamente que diminuir o número de seus candidatos, pois todos eles, passam a ser um e siglas partidárias tem um número limitado de candidatos que podem lançar.
Dessa forma a Democracia Cristã é uma opção, pois mesmo alijada do Fundo Partidário, tem se mantido e não se juntou a nenhum outro em federação ou qualquer tipo de associação.
Partidos políticos são necessários. Defendem uma determinada ideologia, seja de esquerda, de centro, de direita ou mesmo acima de todas elas. E há ainda,aqueles que defendem, em uma possível reforma política, as candidaturas independentes, ou sejam com pessoas que não pertencem a nenhuma sigla, a conferir.
Mesmo assim a importância de se informar acerca das ideologias partidárias e de quem são os postulantes a cargos de vereadores e prefeitos na cidade em que moramos e criamos nossa família, é de suma importância, pois a vida, de fato acontece, nos municípios.
Quando nas urnas, vote com consciência!
