Tocando Agora: ...

Eleições municipais se aproximam

Publicada em: 16/06/2023 10:37 - Personalidades

(Na imagem, da esquerda para direita, Armando Barreto, Coordenador de Comunicação da Democracia Cristã, Constituinte José Maria Eymael, Presidente Nacional da Democracia Cristã, Deputado Estadual Jorge Caruso, Presidente Estadual em SP do MDB e Rubens Pavão, Coordenador de Marketing e membro da executiva da DC)

As articulações visando às eleições municipais do ano que vem estão em andamento. Nesse momento de pré-campanha as forças que se articulam são essencialmente ligadas às instituições partidárias. No Brasil de hoje temos, oficialmente, 31 partidos legalizados, porém com as fusões e incorporações por conta da Cláusula de Barreira, aquela que elenca uma série de diretrizes para que esses partidos possam ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e que,nas últimas eleições, tiraram vários deles do páreo, tipo existem de direito,mas não de fato, pois que oxigênio de toda e qualquer dessas instituição é o dinheiro para pagas as despesas, sendo assim  14 deles recebem, na atualidade, tais recursos. Mas ai veio a tal da Federação que é a junção de varias siglas com um objetivo único, eleger seus candidatos e ,unidas, recebem, cada uma parte do bolo. O ponto negativo e que os partidos que se federam, tem necessariamente que diminuir o número de seus candidatos, pois todos eles, passam a ser um e siglas partidárias tem um número limitado de candidatos que podem lançar.

Dessa forma a Democracia Cristã é uma opção, pois mesmo alijada do Fundo Partidário, tem se mantido e não se juntou a nenhum outro em federação ou qualquer tipo de associação.

Partidos políticos são necessários. Defendem uma determinada ideologia, seja de esquerda, de centro, de direita ou mesmo acima de todas elas. E há ainda,aqueles que defendem, em uma possível reforma política, as candidaturas independentes, ou sejam com pessoas que não pertencem a nenhuma sigla, a conferir.

Mesmo assim a importância de se informar acerca das ideologias partidárias e de quem são os postulantes a cargos de vereadores e prefeitos na cidade em que moramos e criamos nossa família, é de suma importância, pois a vida, de fato acontece, nos municípios.

Quando nas urnas, vote com consciência!

Compartilhe: