Nascido em São Paulo, Ricardo Nunes é o novo prefeito de São Paulo.
Aos 54 anos, ele assume – de maneira definitiva – a maior cidade mais importante e rica do país devido ao falecimento do prefeito Bruno Covas, vítima de um câncer no aparelho digestivo.
Empresário do ramo de higienização e controle de pragas, Ricardo Nunes é filiado ao MDB há vários anos, partido no qual foi eleito duas vezes vereador na cidade de São Paulo nas eleições de 2012 e 2016.
Na Câmara dos Vereadores, participou de Comissões Parlamentares de Inquérito, entre as quais a dos bancos, em 2019, que investigava a sonegação de impostos sobre serviços (ISS) na capital, sendo o responsável por cobrar dos grandes devedores altas somas devidas ao erário público municipal.
Também foi relator do orçamento municipal, descobrindo e denunciando várias irregularidades, entre elas desvios financeiros do Teatro Municipal de São Paulo, que acabou com a instauração de um CPI específica, que pediu o indiciamento do ex-diretor da Fundação do Teatro Municipal de São Paulo, José Luis Herência, e do ex-secretário de comunicação municipal Nunzio Briguglio (gestão Fernando Haddad).
Em 2020 Ricardo Nunes foi eleito vice-prefeito de São Paulo na chapa com Bruno Covas. Desde o início do mês de maio ele está como prefeito interino, devido ao agravamento do estado de saúde de Covas.
Ao assumir prefeitura, Ricardo Nunes terá grandes desafios na saúde (pandemia de Corona Vírus), finanças, transporte e educação.
O novo prefeito é casado e tem dois filhos.